.

.

domingo, 4 de dezembro de 2011

Atençao!


Eu não sei quem fez esta imagem (se soubesse, daria os créditos aqui) mas eu achei fantástica. A internet está infestada de trechos e textos atribuídos a autores incorretos. É preciso ter muita atenção na hora de postar, divulgar, compartilhar toda e qualquer mínima citação atribuída a alguém.

Pesquise. Duvide. Não é porque é otimismo cheio de classe que é Clarice Lispector; nem toda ironia-sarcástica é da Tati Bernardi; nem todo conselho ou conotação de esperança ou desesperança no amor é Caio Fernando Abreu; nem tudo que é atual e moderno é Martha Medeiros.

Google não é fonte confiável. Pensador não é fonte confiável. Praticamente nenhum site é fonte confiável.

Eu leio cada absurdo que na hora penso: Não pode ter sido escrito por ele/ela! E vou pesquisar. Na dúvida, não publico. Vivo corrigindo pessoas principalmente no Facebook sobre isso, mas até hoje só uma teve a humildade de reconhecer a falha e corrigir o erro. A maioria fica ofendida, me ignora ou me dá uma resposta mal educada.

Já li vários autores escrevendo sobre isso, no quanto é incomodo ver sua obra atribuída a outra pessoa e eu imagino o quanto deve ser mesmo. Eu detestaria ver outra pessoa levando os créditos por algum trabalho que fiz. Aposto que você também.


O inverso também acontece. Muito. Não sabem de quem é a autoria, então colocam o nome de  alguém "famoso" no final. Já li cada frase "fofinha" atribuída a Luis Fernando Verissimo. Quem conhece o mínimo (como eu) que seja do que ele escreve, sabe que ele não escreve coisas românticas e lindinhas. Levar a "culpa" por algo que outra pessoa fez também não é nada legal.

Fica a dica!

Um comentário:

  1. É cada frase, citação e atribuição que a gente perde as contas. Existem frases soltas de pessoas comuns que, por serem consideradas majestosas ou funcionais, são atribuídas involuntariamente a grandes nomes da literatura. E, por outro lado, existe tanto lixo por aí que é atribuído a eles,que chega a dar desgosto.

    Por um mundo em que autorias sejam devidamente empregadas e frases tenham seus significados melhor explicados.

    ResponderExcluir

Vem cá, me dá um abraço?!?!?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...