.

.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Martha Medeiros - Jornal Zero Hora - 18/12/13

Obesidade mórbida

Na lista de autores a quem sou fiel, encontra-se a norte-americana Lionel Shriver, que se destacou no mundo literário com seu perturbador Precisamos Falar sobre Kevin e desde então vem lançando livros que de água com açúcar não têm nada: a mulher é craque em colocar o dedo nas nossas feridas – e inclusive nas dela.

Desta vez, a escritora inspirou-se num caso real. Em 2009, seu irmão faleceu por problemas decorrentes da obesidade mórbida. E é sobre esse assunto que trata o recém-lançado Grande Irmão, um convite a dar uma espiadinha num “Big Brother” literal e incômodo: Shriver mostra como vive alguém que está bem acima do peso ideal, e as implicações para os que estão ao seu redor.

No livro, a personagem Pandora é uma empresária de Iowa, casada e com dois enteados adolescentes, que um dia resolve hospedar seu irmão Edison, que mora em Nova York e que ela não vê há quatro anos. Ao buscá-lo no aeroporto, não o reconhece: ele, outrora um pianista de jazz bem-sucedido e boa-pinta, hoje carrega 175 quilos de sedentarismo e fracasso.

Em tempos politicamente corretos, ai de quem falar dos gordos. Mas sendo um assunto de saúde pública, e com a obesidade aumentando em níveis alarmantes não só nos Estados Unidos, mas em todos os cantos do planeta, não dá mesmo para fingir que, dos problemas, esse é o menor. Até porque nada é pequeno quando se trata de obesidade.

As consequências de se estar muito fora de um padrão saudável são conhecidas: dificuldade de realizar movimentos banais, preconceito, riscos de desenvolver doenças cardiovasculares e diabetes, sensação de estar fora do mercado amoroso e até mesmo profissional. É tudo dissecado no livro, mas a autora vai além e se dedica a duas outras questões.

Uma delas é que engordar não está relacionado apenas a comida, e sim a outras fomes não saciadas. É quando a autora revela as compensações que algumas pessoas se concedem a fim de sublimar os outros alimentos que a vida está lhes negando.

A outra questão diz respeito a todos nós: se sabemos que alguém está fazendo mal a si próprio e não consegue mudar seus hábitos, até que ponto os que estão de fora podem e devem se intrometer? É possível socorrer alguém que está visivelmente doente e que desistiu de se curar? Aliás, por onde começaria essa cura? Por alguma dieta milagrosa? Ou por uma tomada de consciência mais profunda?

Certamente, a cura não virá de uma convocação para participar do “Medida Certa”, do Fantástico. Lionel Shriver, com esse livro, faz um acerto de contas com o irmão que partiu, tentando dar outro final à sua história particular, ainda que de forma fictícia. No fim das contas, todas as histórias poderiam ser diferentes. Uma angústia que permeia toda a obra da autora, e as nossas vidas também.


Jornal Zero Hora - 18 dezembro 2013
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vem cá, me dá um abraço?!?!?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...